Cauterização capilar é um processo de reestruturação do fio através da reposição de proteínas a quente, principalmente repor “QUERATINA”

Selagem Térmica, Queratinização, Reestruturação e Cicatrização, são alguns dos nomes de várias técnicas usadas. Mesmo com diferentes denominações, todas têm o mesmo principio da CAUTERIZAÇÃO, ou seja, as diferenças entre elas são minimas. O objectivo é sempre repor proteinas, principalmente a Queratina e selar as cuticulas (através de uma fonte de calor, como a Chapinha). Diferentemente da Hidratação que age  somente na superficie do cabelo para combater o ressecamento (principalmente), a CAUTERIZAÇÃO penetra no seu interior.

As moléculas de proteinas e aminoácidos chegam até ao cortéx e preenchem as fissuras e as falhas da fibra capilar causadas por agressões quimicas e mecânicas. A chapinha ou piastra serve para garantir a aderência desses ativos. Resistência, Força, Elasticidade e Brilho são os principais beneficios.
Para quem é recomendada?


A Cauterização é indicada, sobretudo, para quem tem cabelo poroso, pontas duplas, opacidade e ressecamento excessivo (provocado, em geral, por processos quimicos, como Alisamento, Relaxamento, Escova Progressiva, Descoloração, Coloração entre outros).


As quimicas que alteram a forma do fio são as que exigem maior atenção, pois retiram a massa de queratina e outros nutrientes e ainda desequilibram o ph. A selagem térmica estabiliza e repõe o que foi perdido.
Se o fio estiver extremamente danificado e a quebrar com muita facilidade, não deveremos usar este método. Isto porque o aquecimento provocado pelo secador e principalmente pela chapinha vai agredir ainda mais a fibra

já muito debilitada. O melhor é tratar com fórmulas hidratantes adequadas ao tipo de cabelo (até este ganhar mais força e resistência). Para isto, recomendamos a Máscara Hidroreconstrutora ou o Creme de Tratamento de Choque.

Este tratamento também não deve ser feito em madeixas saudáveis, uma vez que o excesso de queratina pode enrijecer o fio e causar a sua quebra. Assim, para a saúde do cabelo não deve nem haver falta nem excesso de queratina.


Como o cabelo extremamente ressecado não absorve a queratina com tanta facilidade, recomendamos usar uma hidratação de top, adequada ao tipo de cabelo, como é o caso da Máscara Hidroreconstrutora ou o Creme de Tratamento de Choque.

Nota: a chapinha alinha e sela as cuticulas, mas é importante ser usada com cuidado, principalmente quanto à temperatura que não deverá ultrapassar os 180°.

Com que frequência devemos usar?

Somente um profissional treinado e preparado deverá saber quantas sessões serão necessárias (após uma diagnóstico atento da fibra capilar). De uma forma geral, recomenda-se a cada 15 dias, intercalando com hidratações profundas e indicadas para aquele tipo de cabelo. É necessário sempre indicar para a cliente fazer uma boa manutenção em casa. Para isso deverá usar, pelo menos, o Shampoo, o Creme de Hidratação e a Máscara Liquida  (de acordo com a orientação do seu Cabeleireiro).

Na Botânica temos 2 tipos de Cauterização:

 
 
PASSO A PASSO:
 

A limpeza dos cabelos

A primeira lavagem dos cabelos deve ser feita com o SHAMPOO BOTÂNICA NEUTRO – CHÁ VERDE E PROTEINAS VEGETAIS, pois é um shampoo anti-residúo que controla o excesso de oleosidade do couro cabeludo, auxiliando no combate à caspa, retirando os produtos acumulados nos fios.


A segunda lavagem é feita com o SHAMPOO CREMOSO COTTON, pois além de limpar com eficácia os cabelos possui substâncias nutritivas hidratantes para o couro cabeludo e os fios.


Passar o BÁLSAMO NEUTRALIZANTE, massageando no sentido do crescimento e deixar agir por 15 minutos, depois retirar.

   

A segunda limpeza

Comos cabelos úmidos (pós lavagem), misture:
Uma medida de NO FRIZZ BOTÂNICA que é um repositor de queratina e contém matérias primas termo ativadas, que em presença de calor moderado, tranforma-se em água que penetra no interior do fio, ou seja, no córtex capilar.


Uma medida de CREME DE TRATAMENTO DE CHOQUE COTTON, que eu uma hidratação de altíssimo impacto, capaz de nutrir profundamente o couro cabeludo e distribuir uniformemente a oleosidade no fio, mas sem saturá-lo.

   
   

A cauterização

Com os cabelos úmidos (pós lavagem), misture:
Uma medida de NO FRIZZ BOTÂNICA que é um repositor de queratina e contém matérias primas termo ativadas, que em presença de calor moderado, tranforma-se em água que penetra no interior do fio, ou seja, no córtex capilar.

   
Uma medida de Creme Tratamento de Choque Cotton Black, que é uma hidratação de altíssimo impacto capaz de nutrir profundamente o couro cabeludo e distribuir uniformemente oleosidade no fio, sem satura-Ios
 

Passar esta mistura mexa a mexa, massageando-as, primeiro abrindo as escamas, no sentido

contrário do crescimento do fio, para melhor penetração da mistura, depois faça massagens rápidas no sentido do crescimento para selamento das cutículas, em seguida deve ser feito em todas as mexas

   
Em caso de cabelos extremamente finos e sem volume substitua o Creme Tratamento de Choque Cotton Black por Hidratante Capilar Dia e Noite Botânica.
   

Após ativar a mistura com secador ou prancha dê um intervalo de 20 minutos, enxágue os cabelos com água morna

Para cabelos cacheados e volumosos passe Hidratante Capilar Max Gold com Soro Capilar Cotton Black.

Para cabelos lisos e sem volume passe o No Frizz Botânica com Soro Capilar Cotton Black.
 

OBSERVAÇÃO: Ao utilizar o secador nunca deixa que esta mistura seque nos cabelos. Se for usar prancha, jamais ultrapassar 80 graus.


Em caso de cabelos extremamente finos e sem volume, substitua o CREME DE TRATAMENTO DE CHOQUE, pelo HIDRATANTE CAPILAR DIA E NOITE BOTÂNICA.

ATENÇÃO – CUIDADO COM OS EXCESSOS. MUITA QUERATINA PODE DEIXAR OS CABELOS ÁSPEROS OU ATÉ MESMO QUEBRADIÇOS, VISTO SER UMA PROTEINA QUE EM EXCESSO SATURA E SOBRECARREGA OS FIOS COM FACILIDADE, TORNANDO-OS QUEBRADIÇOS.

MUITO CALOR PODE RETIRAR A ÁGUA DO INTERIOR DO FIO – LEMBRE-SE QUE 70% DO CÓRTEX CAPILAR É COMPOSTO DE ÁGUA E EXPOSTO AO CALOR INTENSO OU SUPERIOR A 90 GRAUS INICIA-SE O PROCESSO DE EVAPORAÇÃO DESTA ÁGUA, TIRANDO A SUA ÚMIDADE NATURAL, TORNANDO-OS RESSECADOS.